terça-feira, julho 31, 2012

Atenas, 2004



Foi o ano da estreia de Timor Leste como nação independente. As primeiras oito medalhas para o nadador norte-americano (seis de ouro, duas de prata), que voltaria a bater recordes quatro anos depois, na China. Foi o ano da primeira derrota americana no basquetebol desde que os jogadores da NBA puderam competir (venceu Porto Rico). Foi o ano do regresso à Grécia, a Atenas, onde os jogos da era moderna haviam começado, em 1896. Houve mesmo lugares retomados dessa primeira olimpíada, a competição de tiro com arco decorrendo no antigo estádio olímpico e a maratona revisitando o seu percurso histórico que lhe deu o nome (ou seja, entre o local da batalha de Maratona e Atenas).

Em Atenas competiram mais de dez mil atletas, disputando as 301 provas de 21 modalidades. Os EUA arrebataram 102 medalhas (36 de ouro), a contagem final de medalhas colocando nos lugares seguintes a Rússia (92, 27 das quais de ouro) e a China (63 medalhas, 32 de ouro). Portugal somou três medalhas (duas de prata e uma de bronze), ocupando o 60º lugar do ranking final.

A islandesa Björk foi um dos nomes convidados a atuar na cerimónia de abertura dos jogos de Atenas em 2004. Na ocasião estreou o tema Oceania, expressamente criado para esta ocasião.

Podem rever aqui a atuação de Bjork na cerimónia de abertura.