sábado, julho 28, 2012

Atenas, 1896


Atenas, 6 de Abril de 1896. O rei Jorge I declarava oficialmente abertos os jogos da primeira olimpíada da era moderna, 1502 anos de Olímpia ter recebido os seus últimos Jogos Olímpicos. A ideia da revitalização dos jogos, que muito deve ao francês Pierre de Coubertin, apontava, depois de uma reunião decisiva em 1894, a uma estreia no quadro da Exposição Universal de Paris, em 1900. Porém foi a Grécia quem acolheu o renascimento dessa sua criação histórica (cujos registos remontam ao ano 776 a.C.), numa primeira edição que envolveu nove modalidades, em provas que decorreram entre vários locais, do estádio olímpico com capacidade para 80 mil pessoas (que acolheu as provas de atletismo, ginástica, luta e halterofilismo) à Baía de Zea (onde se realizaram as provas de natação) ou o pavilhão Zeppeion (a “casa” das provas de esgrima).

Ao todo a I Olimpíada da era moderna recebeu 241 atletas de 14 países, cabendo à Grécia a soma do maior número de medalhas (um total de 46). Nesta altura era atribuído ao vencedor uma medalha de prata e um ramo de oliveira, ao segundo e terceiro lugares medalhas de bronze e um ramo de loureiro. Na contabilidade de pormenor, a equipa dos EUA foi a quem mais primeiros lugares alcançou, com um total de 11, seguida da Grécia (10) e Alemanha (6). Não houve mulheres entre as equipas. E Portugal não participou nesta olimpíada.


Imagens da primeira olimpíada da era moderna. Na primeira vemos um aspeto do estádio Olímpico na cerimónia de abertura. Na segunda, corredores na maratona. Na terceira, um momento da competição de ginástica.

Uma versão dramatizada dos acontecimentos durante os Jogos Olímpicos de 1896 foi recriada na série televisiva The First Olympics: Athens, 1896, produzida pela NBC em 1984 por ocasião dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Com realização de Alvin Rakoff, a série acompanha a forma como foi reunida e treinada a equipa de 13 atletas que os EUA enviaram a Atenas nesse ano. A série teve edição em DVD em 2008 (não estando ainda disponível em Blu-Ray). Está também editada a banda sonora, composta por Bruce Broughton.