sexta-feira, abril 27, 2012

IndieLisboa 2012 (dia 2)


Segundo dia do IndieLisboa 2012, apresenta como evidentes protagonistas as muitas curtas-metragens de produção nacional que passam em diversas sessões e integradas em várias secções. Entre os filmes a ver hoje constam O Que Arde Cura, de João Rui Guerra da Mata, que se estreia “a solo” na realização depois de co-assinar com João Pedro Rodrigues China China e Alvorada Vermelha (sessão de Competição Nacional Curtas 1, na Culturgest às 19.15) e Rafa, o recente Urso de Ouro de Berlim para João Salaviza (passa com Naná, de Valérie Massadian às 21.30 na Culturgest). Da competição Internacional passa hoje Voie Rapide, de Christophe Sahr (Cinema Londres, 19.00) e De Jueves a Domingo (na terceira imagem), de Dominga Sottomayor (Cinema Londres, 21.30). O IndieMusic arranca também hoje com o documentário Punk In Africa, de Keith Jones (Sala 3 do Cinema São Jorge, pelas 00.00) e o filme-concerto dos Sigur Rós Inni (Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, às 19.15).


Entretanto podem ler as opiniões sobre os filmes do festival no blogue de cinema que o DN criou para acompanhar a par e passo esta edição do Indie Lisboa.

Sobre o filme de Todd Solondz que ontem abriu o festival, escrevo ali que “Fiel em tudo a uma linguagem que tem caracterizado a sua obra, em Dark Horse – Diário de Um Falhado, Solondz olha para vidas comuns e nelas encontra um registo que cruza humor com um profundo desencanto”. Podem ler o resto do texto aqui.