sexta-feira, março 30, 2012

Quem inspirava Turner?


A pequena sequência de salas que encontramos no piso inferior da Sainsbury Wing, da londrina National Gallery, dedica neste momento a sua atenção à obra de Turner. Mas sob um prisma diferente, colocando-o lado a lado com uma das suas referencias fulcrais: Claude.


De nome completo Claude Lorrain (1600-1680), o pintor francês foi reconhecido como o mais bem sucedido dos paisagistas do seu tempo, a sua obra estando representada em algumas das maiores coleções particulares da altura. Vivia-se uma época anterior à criação dos museus e era entre essas coleções que muitas vezes os jovens pintores tinham acesso a mestres de outros tempos. Foi numa coleção particular que Turner descobriu Claude. E a exposição deixa claro como os estudos que fez sobre algumas das suas obras se afirmaria marcante na definição de uma linguagem, sobretudo mais evidente na primeira etapa da sua carreira. Na imagem vemos uma paisagem romana pintada por volta de 1644/45 por Claude que está exposta na National Gallery, sob empréstimo da coleção particular de Isabel II.


Nesta sequência de imagens vemos três das obras de Joseph Mallord William Turner (1775 – 18 51) que podemos encontrar nesta exposição. São elas Modern Italy – The Pifferari, de 1851, Caernarvon Castle, de 1799 e Venice – The Canal Towards Fusina at Sunset, de 1819. Sob o título Turner Inspired, estas obras estarão ali patentes até 5 de junho.