quinta-feira, março 29, 2012

Filmes pe(r)didos:
Animal House, de John Landis
por Luis Filipe Rodrigues


Memórias de filmes afastados daquelas listas habituais que fazem a conversa de todos os dias. Filmes "perdidos". Ou se preferirem, "filmes pedidos"... Hoje lembramos Animal House, filme de 1978 de John Landis, que aqui é evocado por Luis Filipe Rodrigues, da Time Out. Um muito obrigado ao Luís pela colaboração.

Não foi fácil escolher um “filme pe(r)dido”, que fosse pertinente e estivesse esquecido. Optar por um trabalho menos celebrado de um realizador canonizado seria óbvio, mas lembrar um filme obscuro do qual ninguém ouviu falar seria inútil. Estava às voltas com isto até que me lembrei de Animal House (1978), a comédia absolutamente seminal de John Landis.

Apesar de ser o filme mais influente do americano e até continuar a fazer algum dinheiro, não deixou grande marca em Portugal. Enquanto fitas posteriores de Landis (The Blues Brothers, Trading Places, Coming To America…) foram exibidas até à exaustão nas tardes de fim-de-semana da nossa televisão, não me lembro de ter visto Animal House uma única vez quando era um garoto. Sucedâneos como Porky’s davam à noite quase todos os meses, mas Animal House nem vê-lo.

E é pena. Ao contrário de derivados como o referido Porky’s ou mais recentemente American Pie, Animal House é brilhante. Apesar do humor escatológico e de algumas piadas fáceis, tem um elenco formidável (John Belushi está em grande) e um subtexto político que o separa de outras comédias javardas. Qualquer cómico tem a obrigação de ter visto isto. Se mais gente o conhecesse por cá, talvez a nossa comédia não fosse o deserto que é…