sexta-feira, março 02, 2012

Davy Jones (1945-2012)


Morreu Davy Jones, o ator e cantor inglês que foi a voz dos Monkees. E quem eram os Monkees? Uma banda “inventada” pela TV americana para ser sucesso. Mas muito diferente de outras invenções. E, mesmo sob receita ligeirinha, deixou mesmo algumas canções que o tempo ainda não esqueceu.

 Quando pensamos que a televisão “inventa” carreiras na música devemos ter em conta que isso não é criação do nosso tempo, mas antes um hábito que vem de longe. Não podemos contudo comparar os concursos de imitadores ou de vozes que brilham (por menos que os 15 minutos de fama “instituídos” por Warhol) com algumas das criações de séries como a norte-americana The Partidge Family (dos anos 70, que deu grande visibilidade a David Cassidy) ou The Monkees. Esta última, no ar entre 1965 e 1971 representou uma assimilação pela televisão da euforia pop que se vivia entre a população mais jovem daquele tempo, criando com a série uma banda que teve em paralelo ao pequeno ecrã uma carreira de sucesso nos discos. Basta lembrar temas como Last Train to Clarksville (1966), I’m A Believer (1966) ou Daydream Believer (1967) para entender que, mesmo desenhados a régua e esquadro, sem procurar senão o sucesso e com a espessura poética de uma lamela, acabaram por definir uma personalidade.

 Depois dos Monkees Davy Jones teve carreira a solo nos discos, várias outras experiências televisivas e no palco do teatro, as reuniões da velha banda tendo contudo representado os mais mediáticos dos seus episódios mais recentes.

 

Imagens dos Monkees em 1967, ao som de Daydream Believer.