quarta-feira, novembro 30, 2011

De que falamos quando falamos de fado?

Afinal, quando olhamos imagens emblemáticas como esta (de Stuart Carvalhais), que relação mantemos com as memórias plurais do fado? Participamos de um património em que, de facto, nos reconhecemos ou contemplamos apenas os sinais de algo cuja essência já não conhecemos?
São perguntas tanto mais actuais quanto o recente reconhecimento do fado como Património Imaterial da Humanidade corre o risco de ser confundido com uma efémera agitação mediática. O texto que se segue integrava a segunda parte de um Especial DN sobre o 'Fado a Património'.

* * * * *

A noção segundo a qual o fado simboliza uma espécie de unidade ideal dos portugueses é uma daquelas evidências que, mais do que nunca, importa discutir. Não que possamos menosprezar os factores que nos aproximem e congreguem, em particular nos domínios específicos de uma cultura popular tão abalada pelo triunfo social do populismo televisivo. Em todo o caso, precisamente contra esse populismo e as suas mais correntes linguagens, talvez seja saudável não embarcarmos em unanimismos redentores que, em boa verdade, apenas acentuam o simplismo de muitas formas sociais de duvidoso ecumenismo.
Não se trata, como é óbvio, de pôr em causa todo o complexo processo que consagrou o fado como património imaterial da Humanidade. Trata-se, isso sim, de regressar à mais básica questão identitária: de que falamos quando falamos de fado?
A história do nosso tão ignorado cinema dá-nos algumas pistas curiosas. Pensemos, por exemplo, no clássico Fado – História de uma Cantadeira, realizado por Perdigão Queiroga em 1947, com Amália Rodrigues no papel central. Pensemos, sobretudo, no modo como esse filme, ainda que menoríssimo no plano formal, acabou por se impor como modelo, não apenas da figura simbólica de Amália, mas da dimensão mitológica do próprio fado. Com as armas narrativas de um cinema limitado pelo seu academismo, Queiroga colocava em cena uma matriz cultural dominada pelo peso incontornável e sedutor de um determinismo musical e nacional: cantar, viver a cantar o fado, ou mesmo morrendo a cantá-lo, seria o cumprimento de um destino.
Muitas décadas depois, em 2008, surgiu Amália – O Filme, de Carlos Coelho da Silva. E o quadro em que tudo acontece é tão diferente que, de alguma maneira, também pode servir de sintoma das muitas convulsões por que passou, não apenas o cinema, mas todo o país. Fado – História de uma Cantadeira era um produto directo de uma conjuntura em que a produção cinematográfica emergia como um valor social e politicamente instalado, e tanto mais quanto a ditadura do Estado Novo tinha apostado no seu desenvolvimento. Amália – O Filme possui um título involuntariamente irónico, já que os seus valores narrativos e toda a sua teia simbólica decorrem de um rotina dramática imposta pelo modelo da telenovela. Na prática, deparamos com um contraste inevitavelmente trágico: no primeiro filme, Amália é um corpo que se confunde com a sua própria voz; no segundo, a intérprete (Sandra Barata Belo) está condenada a seguir o playback que lhe confere uma falsidade corporal que é lei em todos os simulacros televisivos.
Provavelmente, o fado vive nesta encruzilhada social. O facto de, agora, encher manchetes não quer dizer que se mantenha o seu enraizamento no imaginário colectivo. Pode até significar que a sua mais primitiva energia tenha sido devorada pela “festa” mediática que, hoje em dia, tende a enquadrar quase todos os fenómenos colectivos. Podemos formular tal dúvida a partir de uma dicotomia bizarra: é verdade que todos queremos celebrar a gloriosa internacionalização do fado, mas quem sente ainda que a voz rouca de Alfredo Marceneiro [foto] é uma ferida aberta na sua própria alma? Não está na moda falar da alma, mas isso é o nosso fado.