terça-feira, novembro 29, 2011

A caminho de Marte: Mariner 4 (1965)


Numa altura em que o Curiosity ruma a Marte, o Sound + Vision recorda alguns episódios significativos da história da exploração do planeta vermelho. A observação possível a olho nu fez de Marte um dos primeiros corpos astronómicos a serem identificados. Porém, é com a invenção do telescópio e a mais atenta observação que nascem hipóteses sobre a eventualidade da presença de vida (e até mesmo de uma civilização) em Marte. De resto, tanto as observações de Percival Lowell no século XIX (nas quais se levantava a hipótese da existência de uma rede de canais construídos a cruzar grande parte do planeta) como o próprio exercício de ficção assinado por H.G. Wells em A Guerra dos Mundos (ainda antes da viragem para o século XX) aprofundaram expectativas a que só a chegada da era espacial deu respostas.

Na verdade a primeira resposta “realista” sobre o que, afinal, poderíamos encontrar em Marte chegou apenas em Julho de 1965. A sonda Mariner 4, lançada pela Nasa em 1964, assegurou a primeira captação (e transmissão) de imagens de um outro mundo para a Terra. E a chegada da primeira das imagens que resultaram da passagem da sonda perto de Marte revelou um mundo com um aspecto mais desolado que o esperado, a presença de crateras na sua superfície, afinal mais próxima de uma Lua que das paisagens do nosso mundo, alertando para realidades que se afastavam dos cenários de um possível planeta habitado e dominado por uma civilização. Não ficava todavia respondia a questão maior: mesmo assim, haveria (ou terá em tempos havido) vida em Marte?


Três imagens que mostram os primeiros olhares sobre a superfície marciana, tal e qual chegaram à Terra em 1964, enviadas pela sonda Mariner 4.