terça-feira, junho 28, 2011

Livros e mais livros...


É certamente a maior livraria de Nova Iorque e uma das maiores do mundo. Chama-se The Strand, usa o slogan “18 miles of books” como cartão de visita, e basta entrar pelo numero 828 da Broadway (no East Village, poucos quarteirões abaixo de Union Square) para reconhecer que estamos a entrar num pequeno mundo à parte feito de livros e mais livros.

São três andares, com arrumação por grandes áreas, convidando o visitante a ali passar algum tempo. Muitos dos títulos são usados ou sobras de colecções e os preços frequentemente bem convidativos.


A história da The Strand, ainda hoje um negocio familiar, cruza-se com a vida de alguns artistas que em tempos passaram pelo East Village, entre os seus antigos funcionários contando-se figuras como Patti Smith ou Tom Verlaine.

Em tempos a The Strand chegou a ter uma segunda livraria, primeiro em Front Street (no South Sea Port), mais tarde ali não muito distante, em Fulton St (loja entretanto fechada em 2008). Hoje mantém contudo uma presença regular num quiosque no canto do Central Park definido pela rua 60 e a 5ª avenida.


A fama mundial que a livraria entretanto atingiu junta hoje à extensa oferta em livros (e é particularmente extensa e bastante completa, até mesmo com espaço para surpresas, a secção de cinema) uma zona de merchandising, com sacos e outros recuerdos da loja...

Podem consultar o site da livraria aqui.