segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Oscars vs Globos: boletim meteorológico


1.  Nos Oscars, O Discurso do Rei foi eleito melhor filme de 2010.

2. Nos Globos de Ouro, tinham sido escolhidos como melhores do ano: A Rede Social (drama) e Os Miúdos Estão Bem (musical ou comédia).

3. Nos últimos vinte anos, o Oscar de melhor filme e o Globo de Ouro/drama coincidiram nove vezes (45% das edições); se considerarmos apenas os últimos dez anos, essa coincidência verificou-se três vezes (30%): Uma Mente Brilhante, O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei e Quem Quer Ser Bilionário, respectivamente em 2001, 2003 e 2008.

4. Nos últimos vinte anos, o Oscar de melhor filme apenas coincidiu duas vezes (10%) com o Globo de Ouro/musical ou comédia: A Paixão de Shakespeare e Chicago, respectivamente em 1998 e 2002.

5. Assim, globalmente, nos últimos vinte anos, os Globos de Ouro de melhor filme (drama e musical ou comédia) coincidiram onze vezes com os respectivos Oscars — percentagem de 55%; se considerarmos que essas coincidências resultam, não de vinte, mas de quarenta prémios atribuídos (vinte de drama + vinte de musical ou comédia), a percentagem passa a ser de 27,5%.

6. Tendo em conta esta conjuntura meteorológica, é fácil prever que, daqui a um ano, vão chover os discursos jornalísticos a garantir que os Globos antecipam os Oscars... Recomenda-se protecção contra a intempérie mediática.