sexta-feira, dezembro 31, 2010

Fotogramas de 2010 (4)


* STICKY & SWEET TOUR, de Nathan Rissman e Nicola Doring

Verdade cruel dos tempos: já não nos podemos sentir apenas como o encontro instável das nossas ideias com o nosso corpo; vivemos muito (e muitas vezes vivemos mal) com as imagens que também somos, ou nos obrigam a ser. Madonna, hélas!, chegou a essa luta antes de quase todos os outros — daí o seu sempre incómodo e irónico primitivismo: se eu sou as minhas imagens, então sou que controlo a sua produção, manipulação e difusão. Como aqui se prova, é um jogo permanente de ecrãs que se multiplicam, em conjugação com a presença viva do ícone. Mais ainda: em casos como este, a memória pessoal (do teledisco de Material Girl, 1985) cruza-se com a memória mitológica (Marilyn Monroe em Os Homens Preferem as Louras, 1953), a provar que as heranças não são uma mera questão de merecimento — é preciso estar à altura das suas exigências.

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