quarta-feira, novembro 24, 2010

Berlin, Alexanderplatz


É uma das praças mais centrais de Berlim (e uma das maiores da cidade), tendo representando em tempos o centro da metade Leste nos dias do muro, dela partindo a gigantesca Karl Marx Alee. Surgiu no século XIX orignalmente como um espaço de comércio fora de muralhas, a sua fixação surgindo mais tarde quando ali é levantada uma estação ferroviária. Hoje ainda é um espaço em remodelação. Foi ali que teve lugar a gigantesca manifestação de descontentamento que mobilizou os alemães de leste pouco tempo antes da queda do muro. A história registou entretanto o nome de Alexandreplatz na literatura (num histórico romance de 1929 de Alfred Doblin) e nas suas duas adatpações aos ecrãs, uma delas assinada por Fassbinder.


Há lojas e grandes armazéns à sua volta, um multiplex ali perto. E uma enorme estação de metro, acolhendo linhas de S-bahn e U-bahn (a mais antiga linha ali instalada, a U-2, data de 1901).


Um olhar sobre a passagem que liga Alexanderplatz ao largo contíguo que alberga a torre da televisão e a câmara municipal. Por cima passam as linhas de S-bahn.


Mais três olhares de pormenor em volta de Alexandreplatz… Num final de tarde. Em dia de chuva.