quarta-feira, junho 30, 2010

Mahler, segundo Matthew Herbert

É uma ideia ainda relativamente recente lançada pela Deutsche Grammophon, promovendo encontros entre músicos do presente, essencialmente ligados às electrónicas e os arquivos do catálogo da editora e, consequente, todo um vasto universo de referências na história da música.

Depois de uma série de três primeiro volumes que resultaram, em sequência, do trabalho de Armand Matthias, Jimi Tenor e da dupla formada por Carl Craig e Moritz Von Oswald, a Deutsche Grammophon prepara-se para editar, a 12 de Julho, um quarto episódio integrado na série “Re-composed”. Matthew Herbert, um dos mais visionários espíritos do nosso tempo (e autor de marcante obra na área da música electrónica), é conhecido pela forma como sabe alargar os horizontes dos seus interesses a outras formas e géneros musicais. Neste seu novo disco aborda em concreto a 10ª Sinfonia de Mahler. É sabido que o compositor a deixou incompleta e que, além do primeiro andamento, não existe numa forma definitiva, o que dela conhecemos resultando de trabalho efectuado posteriormente com base nos esboços e anotações que Gustav Mahler nos deixou (estas visões sendo todavia longe de unânimes). Herbert encarou assim uma obra inacabada, propondo o disco, e como sugere o desafio desta série de álbuns, a sua “recomposição”. Tal como nos volumes anteriores da série, o trabalho de “recomposição” junta a intervenção no presente a gravações do catálogo da editora, aqui surgindo como ponto de partida um registo pela Philarmonia Orchestra londrina, sob direcção de Giuseppe Sinopoli. Ficamos à espera para ouvir…