domingo, novembro 29, 2009

Histórias de Berlim (19)

É longa e antiga a história dos filmes que toma como Berlim como cenário e, em muitas vezes, como quase uma personagem. Um dos mais antigos e célebres retratos da cidade ganhou forma em 1927 em Berlin: Die Sinfonie der Grosstadt (na imagem), de Walter Ruttmann, filme mudo que contou com música composta para acompanhar as imagens, com assinatura de Edmund Meisel. Da adaptação de Berlin Alexanderplatz de Fassbinder (para televisão, é certo) ao Cabaret de Bob Fosssee, da versão de Christian F por Uli Edel ao recente A Queda, de Oliver Hirschbiegel, a multidão de filmes “berlinenses” é vasta e variada. Neste mês em que o Sound + Vision assinalou os 20 anos da queda do muro de Berlim, apresentamos uma selecção de seis filmes que, cada qual à sua maneira, representa um retrato da cidade dividida, nuns casos olhando a Leste, noutros pelo Ocidente, por vezes observando o todo.

O Espião Que Veio do Frio, de Martin Ritt (1965). Um filme baseado no romance de John Le Carré, com Richard Burton, Claire Bloom e Oskar Werner. Uma história de espiões nos dias da guerra fria, com a assombração do muro bem presente.

A Cortina Rasgada, de Alfred Hitchcock (1966). É um thriller político e conta com Paul Newman, Julie Andrews e Lila Kedrova no elenco. A acção decorre essencialmente na antiga RDA, com parte determinante da acção a passar por Berlim Leste.

Westler, de Wieland Speck (1985). Um dos exemplos pioneiros do cinema queer europeu, apresenta a história de um relacionamento dividido pela presença do muro que também separa os dois lados da cidade.

As Asas do Desejo, de Wim Wenders (1987). Com Bruno Ganz como protagonista e inspirado pela poesia de Rilke, é um olhar muito pessoal (de autor, de facto) sobre Berlim, reflectindo sobre o seu passado, presente e futuro.

Adeus Lenine, de Wolfgang Becker (2003). Com Daniel Brühl e Katrin Sass, retrata os dias da reunificação, evocando vivências da antiga Berlim Leste. Há exteriores rodados na Karl Marx Aleee e Alexanderplatz, então o centro de Berlim Leste.

A Vida dos Outros, de Florian Henckel von Donnersmarck (2006). Com Ulrich Mühe como protagonista, um retrato de vidas vigiadas em Berlim, pela Stasi, nos dias da RDA. Venceu o Oscar dará Melhor Filme Estrangeiro em 2007.