segunda-feira, novembro 30, 2009

História de violência

Foi um dos melhores filmes a passar este ano pelas salas portuguesas. Histórias de Caçadeira, de Jeff Nichols, tem agora edição em DVD.

América profunda (em concreto o Arkansas rural), algures no nosso tempo. Com o ritmo lento, mais feita de olhares, gestos e factos que de grandes diálogos, esta é a história assombrada de uma relação de ódio entre irmãos. Na verdade, filhos do mesmo pai, três de um primeiro casamento destruído, a mãe, depois de separada, neles tendo depositado as sementes do ressentimento. Sementes que germinaram na forma de um ódio que cresceu nos três rapazes (que nem sequer nome tiveram) que, entretanto, se fizeram homens. Do outro lado, a segunda família, nascida da transformação do pai, de alcoólico num devoto.
A tensão latente estala no funeral do pai de todos eles depois das palavras nada diplomáticas lançadas por Son (magistralmente interpretado por Michael Shannon, o mais velho dos filhos do primeiro casamento)… O confronto ganha expressão física. Primeiro usando uma cobra para matar o cão de estimação de um dos outros irmãos. Depois, agressão atrás de agressão, numa progressão de violência que chega a colher vidas. Lançando uma questão que parece não ter resposta: até quando? Os protagonistas são incapazes de a enfrentar pelo prisma da razão, vivendo sob um clima de terror fratricida que mais não ecoa senão a memória de outras sagas trágicas, algo semelhantes, que nos chegam desde tempos bíblicos.