segunda-feira, julho 27, 2009

Merce Cunningham (1919 - 2009)

Foto ANNIE LEIBOVITZ (1997)

O seu trabalho está no centro da história da dança no século XX (e XXI...): como bailarino e coreógrafo, Merce Cunningham foi não apenas um verdadeiro revolucionário, mas também um criador que, através da colaboração com outros artistas, de John Cage (1912-1992) a Robert Rauschenberg (1925-2008), influenciou diversos domínios da expressão humana — faleceu no dia 26 de Julho, em sua casa, em Nova Iorque, contava 90 anos.
Os primeiros anos da sua actividade são indissociáveis das colaborações com Martha Graham (1894-1991). Estreou-se a solo, em 1944, com uma peça musical de John Cage — a primeira de muitas colaborações. A Merce Cunningham Dance Company, fundada em 1953, seria não apenas uma entidade produtora de espectáculos marcantes na evolução da dança moderna, mas também um forum de pesquisa e discussão para as artes de palco (inclusivé na reconfiguração da noção de "palco") — Cage foi, até ao seu falecimento, o conselheiro musical da companhia. Além das centenas de coreografias ou "eventos" que dirigiu, Cunningham dançou regularmente até ao início da década de 90. A 16 de Abril deste ano, por ocasião do seu 90º aniversário, apresentou Nearly Ninety, na Brooklyn Academy of Music. No mês de Junho, foi lançado o "Legacy Plan", projecto em cuja definição Cunningham ainda colaborou, tendo como objectivo a consolidação e desenvolvimento do seu património artístico.

>>> Extracto de Mondays with Merce (2008), incluindo ensaios de Merce Cunningham, com breves explicações do próprio e a sua evocação de Helen Keller.

>>> Obituário em The New York Times.
>>> Site oficial da
Merce Cunningham Dance Company.
>>> PBS: Merce Cunningham na série
American Masters.