terça-feira, dezembro 30, 2008

Ann Savage (1921 - 2008)

Na história e na mitologia do filme negro de Hollywood e, mais especificamente, das produções de série B, Detour (1945), de Edgar G. Ulmer, ocupa um lugar central. A sua actriz principal, Ann Savage, tornou-se mesmo um ícone cinéfilo a partir desse filme — de seu nome verdadeiro Bernice Maxine Lyon, faleceu, aos 87 anos, em Los Angeles.
Com Tom Neal, seu parceiro de Detour [cartaz da época com o par], Ann Savage surgiu em mais três filmes: Klondike Kate/Uma Mulher às Direitas (1943), de William Castle, Two Man Submarine/Submarino de Algibeira (1944), de Lew Landers, e The Unwritten Code (1944), de Herman Rotsten. De acordo com a matriz consagrada em Detour, Ann assumia muitas vezes o papel da femme fatale cuja primeira e ostensiva imagem de marca era o modo provocante de fumar. Tal como outros actores e actrizes das mesmas áreas de produção, a partir dos anos 50, também ela viu a sua carreira orientar-se, sobretudo, para a televisão. Além de Ulmer, trabalhou sob a direcção de outros mestres da série B, como André de Toth e Allan Dwan, respectivamente em Passport to Suez (1943) e Woman They Almost Lynched (1953).

>>> Detour está já há algum tempo no domínio público, podendo ser visto, por exemplo, no Internet Archive. Embora com um ecrã de menores dimensões, aqui fica o filme (duração: 67 minutos).