terça-feira, janeiro 22, 2008

Oscars: Julie Christie nunca existiu?

Sejamos claros: o DVD é, hoje em dia, uma via fundamental de relação com o mundo do cinema. Mesmo que possamos temer pela dispersão do valor — espectacular e simbólico — das salas escuras, não faz sentido demonizar o DVD e todos os circuitos "alternativos" de difusão.
Mas sejamos igualmente claros: Julie Christie, actriz inglesa detentora de um Oscar de 1965 (com Darling, de John Schlesinger) e protagonista de filmes lendários como Doutor Jivago (também de 65), não é exactamente uma figura anónima da história do cinema. Daí a pergunta: terá sido sensato — e comercialmente produtivo — lançar o filme Longe Dela/Away from Her (onde ela tem uma notável interpretação na personagem de uma mulher atingida pela doença de Alzheimer) directamente em DVD, sem passar pelas salas?
A questão que fica é esta: Julie Christie já ganhou dez prémios (não é gralha: DEZ) com a sua interpretação, incluindo o Globo de Ouro de melhor actriz dramática, e hoje mesmo foi nomeada para o Oscar de melhor actriz — no panorama das nomeações para os Oscars de 24 de Fevereiro, essa é uma notícia com uma componente inevitavelmente portuguesa.