sábado, setembro 29, 2007

Nem santos (nem populares)

Ano Bowie – 64
‘All Saints’ – Compilação, 2001


Em 1993 David Bowie reuniu uma série de temas instrumentais gravados entre os álbuns Low, Heroes, Black Tie White Noise e a sinfonia de Philip Glass centrada em Low e deles fez uma compilação (no formato de CD duplo) da qual fez 150 cópias, que destinou apenas a um restrito circuito de conhecidos e amigos, usando-a então como o seu presente de Natal. Chamou-lhe All Saints... O disco, que então não teve edição comercial, rapidamente acabou transformado numa das mais desejadas raridades entre coleccionadores, atingindo alguma cópias valores incalculáveis. Em 2001, Bowie resolveu reduzir o alinhamento da versão dupla do álbum a apenas um disco, acrescentando-lhe alguns temas (um deles proveniente do então recente hours...), e retirando outros (entre os quais todos os originalmente provenientes do álbum de 1993). O alinhamento passou a ser essencialmente centrado em memórias instrumentais de finais de 70, mantendo-se a versão de Some Are, de Philip Glass, a fechar o disco. All Saints representa, por um lado, uma manobra de “democratização” de um objecto antes fechado a uma elite. Por outro, é um olhar de síntese de algum do seu trabalho musical mais experimental.