sábado, junho 30, 2007

Para que serve uma jornalista?

Chama-se Mika Brzezinski e apresenta as notícias da manhã no canal americano MSNBC (disponível na TV Cabo). No passado dia 26, achou por bem manifestar a sua opinião sobre o alinhamento das notícias, mais concretamente sobre o facto de os seus editores terem escolhido como tema de abertura, não uma questão premente da actualidade dos EUA, mas a saída da prisão desse símbolo da redundância que é Paris Hilton. Brzezinski acabou por se exprimir em directo, mostrando de forma muito explícita o que entendia que devia ser feito com o referido tema de abertura: destruiu as respectivas folhas.
São três espantosos minutos de televisão, realmente capazes de tocar no cerne desse populismo mediático que, hoje em dia, infesta tantas formas de jornalismo. E mesmo que, como algumas vozes americanas têm tentado fazer crer, nada disto tenha sido espontâneo, então importa dizer: todas as notícias são encenadas, no sentido em que não resultam de nenhuma forma de espontaneidade virginal; todas as notícias são encenadas, no sentido em que decorrem de escolhas concretas e formas específicas de escrita e narrativa audiovisual. Mesmo que os responsáveis da MSNBC soubessem o que Brzezinski ia fazer, isso não anula a importância e a pertinência da sua posição crítica.
O episódio pode ser visto no próprio site da MSNBC ou, então, nesta transcrição disponível no YouTube. Aqui fica, com uma dedicatória para o profissionalismo e a seriedade dos que lêem notícias nas televisões portuguesas.