sexta-feira, junho 29, 2007

Chegou o iPhone

29 de Junho de 2007 — esta arrisca-se a ser uma data charneira na história das comunicações globais, da tecnologia do século XXI, das relações entre as pessoas e de cada um com o seu próprio saber e informação: neste dia, a Apple lança o iPhone, objecto que se pretende um avanço espectacular no mundo do iPod e dos telemóveis e, ao mesmo tempo, a abertura para novos conceitos e práticas de relação com a Internet. Apresenta-se, aliás, como a conjugação de um "telefone revolucionário", um "iPod de ecrã largo" e "a Internet no seu bolso".
Quando foi anunciado por Steve Jobs, há cerca de seis meses, de imediato o iPhone se perfilou como um desafio radical aos actuais modelos de consumo, sobretudo nessa área em que se cruzam os telefones e o acesso aos conteúdos musicais. Agora, depois de testado o iPhone, Walter S. Mossberg, do Wall Street Journal, não tem dúvidas em considerá-lo como uma "experiência completamente nova".
De uma espessura mínima, inferior à de alguns telemóveis correntes, o iPhone chega hoje às lojas dos EUA, às 18h00 (hora da costa Leste) e, para já, trabalha em exclusivo com a rede da AT&T. Vai custar entre 499 e 599 dólares (371 a 445 euros).
De acordo com dados analisados pelo jornal Le Monde, o custo global do iPhone (portanto, incluindo a assinatura e a utilização do telefone) deverá ascender, num período de dois anos, a 2419 dólares (cerca de 1800 euros). Sobre o lançamento português do iPhone, aguardam-se informações oficiais da Apple — em todo o caso, a sua chegada aos primeiros mercados europeus, nomeadamente em França, está prevista para o final do ano.