domingo, março 18, 2007

Major Tom - Versão 2.0

Ano Bowie - 37
'Hallo Spaceboy' - Single, 1996




Hallo Spaceboy é, na versão original, um dos momentos mais intensos do álbum 1.Outside (1995) mas, reinventada para single pelos Pet Shop Boys, combina essa intensidade sombria com uma estranha, mas contagiante luminosidade pop. A canção evoluiu, na sua forma original de um momento de inspiração motivado por Moondust, um antigo instrumental de Reeves Gabrels, juntando-lhe temperos indie, sobretudo ostentando marcas de admiração pelos Nine Inch Nails, Smashing Punpkins e Pixies. A canção, de certa forma, homenageia Briob Gysin, um dos artistas mais admirados por Bowie, responsável, juntamente com William Burroughs, por uma técnica de construção fragmentária de escrita que tantas vezes usou nas suas letras. Escondida entre o alinhamento de 1.Outside, a canção ganhou vida própria depois de um desafio lançado a Neil Tennant para que a remisturasse. Tennant e Chris Lowe (que é como quem diz, os Pet Shop Boys) não só reconstruíram rítmica e estruturalmente a canção, como a ela juntaram pedaços da letra de Space Oddity, nomeadamente citando o velho Major Tom, cantados pelo próprio Neil, estabelecendo uma inesperada ponte com uma das mais icónicas referências na obra de Bowie, sublinhando um subtexto sci-fi que o teledisco depois aproveitaria. A versão nascida desta colaboração com os Pet Shop Boys representaria o segundo maior êxito de Bowie na década de 90, ultrapassado apenas pelo single Jump They Say (de 1993).

‘Hallo Spaceboy’
CD Single:
‘Hallo Spaceboy (remix)’ + ‘Under Pressure (live version)’ + ‘Moonage Daydream (live version)’ + ‘The Hearts Filthy Lesson (Bowie Mix)’
Faixa 1 produzida pelos Pet Shop Boys



Realizado por David Mallet, o teledisco de Hallo Spaceboy junta às imagens de Bowie frente a um bizarro microfone de pé curvo as silhuetas dos Pet Shop Boys e uma colagem de pedaços de filmes de ficção científica dos anos 50 e 60, sublinhando o subtexto futurista amplificado pela junção de pontes com a memória do Major Tom de Space Oddity.