sábado, dezembro 23, 2006

David Fincher para 2007

"Zodiac" (2007), de David Fincher
A boa notícia é que, em 2007, cinco anos passados sobre Panic Room/Sala de Pânico, vamos voltar a ter um filme de David Fincher. Chama-se Zodiac e baseia-se na história verídica da investigação dos crimes de um serial killer ("The Zodiac"), activo no norte da Califórnia, em finais dos anos 60, princípios dos anos 70. Fincher e o seu argumentista James Vanderbilt basearam-se nas investigações de Robert Graysmith e, mais especificamente, no seu livro Zodiac (1987), relançado como Zodiac Unmasked: The Identity of America's Most Elusive Serial Killers Revealed (2002) e com versão paperback, incluindo materiais sobre o making of do filme, prevista para o começo de 2007.
O caso Zodiac tem sido objecto de muitas teorias e especulações, algumas delas disponíveis na Internet: a Wikipedia dedica-lhe uma página muito detalhada — com a memória dos vários crimes cometidos, a lista de suspeitos e algumas tentativas de decifrar o mistério —, remetendo para outros sites que abordam, de diferentes maneiras, os factos conhecidos e as perguntas por responder. Também recentemente, o caso deu origem a um filme de produção independente, The Zodiac (2005), de Alexander Bulkley, entre nós lançado directamente em DVD, com o título Crimes sem Rosto.
Resultante de uma coprodução Warner/Paramount, Zodiac centra-se, em particular, na vida dos polícias que conduzem a investigação e possui um cast imenso onde se incluem, entre outros, Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Anthony Edwards, Brian Cox e Chloë Sevigny. Trata-se do primeiro filme integralmente rodado com a câmara digital Thomson Viper, a mesma que Michael Mann já utilizou em partes de Colateral (2004) e Miami Vice (2006).
O novo trabalho de Fincher tem estreia americana marcada para 2 de Março; em Portugal, consta do catálogo da Columbia/TriStar/Warner e está agendado para 19 de Abril. O trailer, disponível no site oficial, pode ser visto em HD no site da Apple.

MAIL