domingo, novembro 05, 2006

Discos da semana, 6 de Novembro

Vários “Plague Songs”
Há um ano, a organização britânica Artangel desafiou dez músicos, pedindo-lhes que criassem, cada qual, uma canção baseada numa das pragas bíblicas rogadas ao Egipto, relatadas no Êxodo, através das quais se tentou convencer o Faraó a libertar os escravos israelitas. A ideia começou por ganhar forma em Exodus, um concerto apresentado em Margate. E agora tem conclusão natural na gravação e edição de um disco com as canções encomendadas. O resultado mostra de tudo, algumas das partes claramente destacadas sobre a soma de um todo apenas mediano. Pérola das pérolas no alinhamento do disco, a leitura da praga da escuridão por Scott Walker em Darkness transporta-nos para uma dimensão sombria, negra de facto, formas menos abstractas que as expostas no recente álbum The Drift num espaço todavia ainda sem noção exacta de corpo. Entre as melhores leituras das dez pragas contam-se The Meaning Of Lice, por Stephin Merritt (pop “com piolhos”, em registo não distante do que escutamos no novo álbum dos Gothic Archies); Flies, texturalmente cativante sob orientação plástica de Brian Eno e Robert Wyatt (numa canção com sonoplastia consequente, sugerindo voo de repelentes insectos); The Fift Plague (a da pestilência e consequente morte de gado) por Laurie Anderson e ainda o simples, belo, Katonah, de Rufus Wainwright (num registo acústico, americano profundo, a lembrar The Maker Makes), sobre a décima e derradeira praga, a da morte dos primogénitos. Sem cativar nem incomodar, Imogen Heap (metade do duo britânico Frou Frou) faz da praga dos gafanhotos uma banal pop para FM generalista, Cody Chesnutt traz soul pouco estimulante a Boils, King Creosote canta sapos sem convicção em Relate The Tale, os Tiger Lillies adormecem qualquer alma hiperactiva em Hailstones. Elo mais fraco, o hip hop de trazer por casa à la Klashnekoff.

Mariza “Concerto em Lisboa”
Um ano depois de uma noite memorável frente à Torre de Belém, Mariza leva a disco a concretização de um sonho lançado pela essência de Transparente: registar um concerto com uma orquestra. A presença de Jaques Morelenbaum volta a ser determinante, não só enquanto autor novos arranjos para temas-chave recolhidos nos dois primeiros álbuns, trabalhados na linha do que se escuta em Transparente (conferindo coesão estética ao concerto), mas também como maestro e violoncelista (é arrepiante ouvir, sem rede, Duas Lágrimas de Orvalho). O álbum é fiel retrato da pulsão carnal de um concerto inesquecível. E serve, juntamente com uma edição paralela em DVD, de digno fim de ciclo para a etapa mais interessante (até agora) da obra de Mariza.

Vários “Acorda!”
Um interessante retrato de família do Portugal musical de 2006, com 60 nomes, de ilustres desconhecidos a bandas e artistas já editados em disco, sob criteriosa selecção, com vistas largas, de Henrique Amaro. A utilização do mp3 permite o armazenamento de um número maior de contribuições e, consequentemente, uma boa relação qualidade/preço à coisa. Destaques, entre os ainda não editados, para nomes como os diversas vezes já aqui referidos 2008, bem como Mazgani, Partisan Seed e StereoBoy.

Moby “Go – The Very Best Of Moby”
Começa a época oficial dos best ófes. Moby, em ano de pousio, aparece com uma colecção de 15 temas, entre os quais o inédito New York New York, com Debbie Harry e uma outra canção, claramente menor, com a francesa Mylene Farmer. Na verdade, a recolhe incide sobretudo sobre Play, 18 e Hotel, pontuais apenas os olhares ao passado mais remoto, do qual se destaca o “clássico” Go (sobre sample pilhado da banda sonora de Twin Peaks) e o magnífico Into The Blue (com voz de Mimi Goese, ex-Hugo Largo). Na verdade, nada de novo. Apenas uma colecção fácil para ganhar uns trocos, sem dar muito em troca.

Também esta semana: M Ward, Joana Amendoeira, Aimee Mann, The Who

Brevemente:
6 de Novembro: Balla, The Matches, Kool & The Gang (antologia), Moby (best of), Agnés Jaoui, Magic Numbers, We Are Scientists, Paul Weller (best of), Charlatans (best of), Abba (best of), Jamiroquai (best of), Tributo folk aos Beatles, Joanna Newsom, Damien Rice, Albert Hammond Jr, Pet Shop Boys (DVD), Ann Pierlé, Stowaways
13 de Novembro: Jarvis Cocker, Kaada, Gnarls Barkley (ed especial), Neil Young (live 1970), Xutos & Pontapés (DVD), Depeche Mode (best of), Weekend (reedição)
20 de Novembro: Cool Hipnoise, Beatles, Crowded House, Rammstein, Tom Waits, U2 (best of), Foo Fighters (live), Nine Inch Nails, Clinic

Novembro: Protocol, Goldfrapp (remisturas), Duran Duran (2 reedições), Jay Jay Johansson, Sons & Daughters, Bryan Ferry, The KBC, Third Eye Foundation, JP Simões, U-Clic, Joseph K (antologia), Pavement (reedição), Chumbawamba, Steve Reich (caixa)
Dezembro: Sonic Youth (lados B), Rodrigo Leão (best of), Humanos (ao vivo), Sam The Kid


Estas datas provém de planos de lançamento de diversas editoras e podem ser alteradas a qualquer momento

MAIL