terça-feira, agosto 22, 2006

Joe Rosenthal (1911-2006)

Joe Rosenthal foi o autor de uma das mais célebres fotografias da Segunda Guerra Mundial, obtida a 23 de Fevereiro de 1945, na ilha de Iwo Jima, ao largo do Japão, depois da sua tomada pelas tropas norte-americanas — nela se pode ver um grupo de soldados americanos, no topo do Monte Suribachi, erguendo a bandeira dos EUA; a imagem, que deu a Rosenthal um Prémio Pulitzer, transformou-se num ícone nacional e num símbolo de unidade e resistência, a ponto de ter servido de modelo para a escultura do Iwo Jima Memorial, junto ao cemitério de Arlington (Virginia), que evoca os soldados que perderam a vida naquela campanha final da Segunda Guerra Mundial. Em 1999, num inquérito promovido pela Universidade de Nova Iorque, a fotografia de Rosenthal foi citada em 68º lugar numa lista dos 100 melhores exemplos de jornalismo do século XX. Joe Rosenthal faleceu no dia 20 de Agosto, contava 94 anos.
***
Por uma ironia cruel, a morte de Joe Rosenthal ocorreu apenas dois meses antes da estreia de um filme que irá conferir uma nova forma de visibilidade ao seu mais célebre trabalho fotográfico. De facto, para Flags of Our Fathers — evocação dos combates de Iwo Jima com estreia americana marcada para 20 de Outubro (Portugal: 28 de Dezembro) —, Clint Eastwood apostou na reinvenção iconográfica da imagem de Rosenthal, nomeadamente no cartaz do filme.
Flags of Our Fathers é a primeira parte de um díptico de Clint Eastwood — que o próprio produz em associação com Steven Spielberg — sobre os soldados americanos e japoneses naquele período da Segunda Guerra Mundial que terminaria com o rendimento do Japão, a 15 de Agosto de 1945, depois do lançamento de duas bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki; a segunda parte, Letters from Iwo Jima, deverá estrear em Dezembro, nos EUA — o respectivo trailer já pode ser visto no site japonês da Warner Bros.

MAIL