sábado, agosto 12, 2006

"Half Nelson": um filme a descobrir

As canções do filme Half Nelson são excelentes. Nove delas podem ser escutadas no respectivo site, incluindo três da banda de Toronto Broken Social Scene (dia 15, em Paredes de Coura).
Primeira longa-metragem de Ryan Fleck, Half Nelson foi um dos títulos de maior impacto no último Festival de Sundance, estando já a gerar, não apenas um enorme reconhecimento crítico (estreou ontem, dia 11, nos EUA), mas também um pequeno fenómeno de culto — sugerimos, por exemplo, a leitura da crítica de Rob Nelson em The Village Voice. A personagem central é um professor de um liceu de Brooklyn (Ryan Gosling), de alunos maioritariamente negros; nele, a energia idealista coexiste com a dependência de drogas e vai ser posta à prova pelo diálogo que começa a estabelecer com uma das alunas (Shareeka Epps). Para entrevermos um pouco da complexidade das relações que o filme tenta encenar, valerá a pena ouvir a entrevista que Ryan Fleck deu a Michele Norris, na NPR; aí encontramos também o trailer e três extractos do filme (no site da Apple, a qualidade de visão do trailer é melhor).
* APOSTA/SUGESTÃO: num mercado como o português em que estreiam tantos filmes anódinos, medíocres, histórica e comercialmente irrelevantes, não seria interessante algum distribuidor avaliar as possibilidades de lançamento de um filme como Half Nelson?

MAIL