domingo, julho 23, 2006

Memórias políticas de John Lennon

Chama-se The Us vs. John Lennon e anuncia-se como uma evocação documental do período (1966-1976) em que o beatle John Lennon (1940-1980) se transformou em militante pacifista, nomeadamente protestando contra o envolvimento militar dos EUA no Vietname, desse modo desencadeando diversas acções do Governo norte-americano, que tentou abafar, ou mesmo silenciar, as suas intervenções.
Pelo trailer do filme, podemos perceber que se trata de uma montagem que recolhe muitos documentos da época, ilustrando a crescente politização da música e do discurso público de Lennon e Yoko Ono. Vale a pena consular também a página que dá acesso ao site do filme, na qual se recolhem muitas informações, nomeadamente de carácter jornalístico, sobre a vida política de Lennon.
A realização de The Us vs. John Lennon pertence a David Leaf e John Scheinfeld, produtores/realizadores com uma vasta colaboração na área da televisão, em particular em documentários sobre personalidades da cena musical — dirigiram, por exemplo, When I Fall in Love: The One & Only Nat King Cole (2003) e Ricky Nelson Sings (2005). Como recorda a publicidade de The Us vs. John Lennon, o novo filme tem a chancela da Lions Gate, o mesmo estúdio que apoiou a produção de Fahrenheit 9/11 (2004), de Michael Moore — a estreia americana está marcada para 15 de Setembro; para já, não consta das listas dos distribuidores portugueses.

MAIL