sábado, junho 24, 2006

2008 em 2006!

Os 2008 venceram a final da segunda edição do TMN Garage Sessions. Foi uma final “renhida”, quatro projectos diferentes entre si, cada qual com sinais de promessa no seu caminho. Mas de todos destacaram-se os 2008. Promissores em todos os sentidos. Com sinais de criatividade evidentes, numa escrita a ensaiar personalidade (mesmo que aqui e ali convocando algumas heranças evidentes, o que não faz mal nenhum, antes pelo contrário). Cantam em português e esse, ficou claro, é o seu destino. Têm carisma. Têm magníficas canções. Começam a dominar os seus intrumentos. E mostram sinais de inventividade em pequenas soluções instrumentais ou performativas.
Da sua actuação durante o concurso destacou-se Acordes Com Arroz, uma canção que cativa à primeira audição. E, já depois da vitória, Carátequide confirmou que ali há sinais luminosos de um futuro pop/rock nacional que terá de contar com eles. Os 2008 têm, disseram depois de terminada a noite, um álbum pronto, com “canções fresquinhas” à espera de chegar a disco. Que o façam quanto antes, que, pelas seis maquetes terminadas que depois escutei, promete ser um dos melhores do ano.
Da final resultou ainda um honroso segundo lugar para Gaëlle Cardoso, que concilia a postura e escrita de cantaurora (guitarra na mão e força e carisma na interpretação) com desejos em transcender a placidez da forma mais simples da canção por contaminações para programação, baixo e bateria.
Para escutar seis temas dos 2008 e conhecer um pouco melhor o seu universo, aconselha-se visita ao seu espantoso e imaginativo site.

MAIL