quinta-feira, fevereiro 09, 2006

U2 dominam Grammys

Os U2 dominaram a atribuição dos Grammys deste ano com um total de cinco prémios conquistados, precisamente todos quantos aqueles para os quais tinham nomeações, batendo assim Mariah Carey e John Legend, que surgiram matematicamente como favoritos dado o seu maior volume de indigitações. Os U2 venceram as categorias de Álbum Rock, Canção Rock (com City Of Blinding Lights), Performance Rock por Duo Ou Grupo, Canção do Ano (ambas com Sometimes You Can’t Make It On Your Own) e Álbum do Ano, naturalmente com How To Dismantle An Atomic Bomb. Este, o prémio mais desejado dos mais de cem da noite, já tinha ido parar às mãos dos U2 em 1987 com The Joshua Tree. Os U2 somaram ainda a estes cinco Grammys um prémio adicional atribuído na categoria de produção, a Steve Lillywhite.
Além dos U2, os outros nomes em evidência na noite foram os Chemical Brothers (que venceram as categrias de Gravação e Álbum de Música de Dança ou Electrónica com, respectivamente, Galvanize e Push The Button), os White Stripes (Álbum Alternativo), Gorillaz (Colaboração Pop, com Feel Good Inc) e Kanye West (que dominou o campo do hip hop e somou três Grammys, à conta de The Late Registration). O Grammy da World Music contemporânea voltou a falar português, mas via Brasil, atribuído a Electracústico, de Gilberto Gil. Spamelot, o musical da Broadway baseado em canções dos Monty Python, venceu a categoria... musicais. E o resto é a desgraça do costume.
U2? Ainda vá que não vá. O disco é mediano, mas o estatuto justifica, em terreno mainstream, estes triunfos. Mas num ano em que a música se fez ao som da DFA Records, dos Arcade Fire, de Sufjan Stevens, de Antony And The Johnsons, dos Franz Ferdinand, onde está a capacidade em traduzir, por grafonolas douradas, estas verdades? Decididamente, os Grammys têm cera nos ouvidos e não justificam que se perca tempo com eles…
Aqui, a lista completa dos vencedores.

MAIL