sábado, fevereiro 25, 2006

RETRO: Devine & Statton, 1990

O tempo nem sempre faz justiça a muita da boa música com alguns anos de vida. Por vezes apenas uma deficitária divulgação e a consequente dificuldade em levar o som mais além fazem com que discos notáveis acabem esquecidos. Era este o futuro que parecia destinado aos dois discos que Alison Statton e Ian Devine gravaram entre 1989 e 1990 para a editora Les Disques du Crepuscule, o segundo dos quais, o espantoso Cardiffians, agora reeditado (sem distribuição entre nós, é verdade, mas disponível em lojas na Internet). Alison Statton tinha já um notável passado vivido em grupos marcantes na definição de caminhos alternativos para a canção pop em inícios de 80, como os Young Marble Giants e Weekend. Ian Devine tinha passado pelos Ludus. Juntaram-se em finais de 80 e, durante um par de anos fizeram uma música quase despida de marcas temporais, na qual as genéticas do solo rural britânico afloram, sob intensa boa relação com estruturas pop.
Depois de uma estreia em The Prince Of Wales, de 1989 (disco no qual apresentavam uma espantosa versão acústica de Bizarre Love Triangule, dos New Order), o ano de 1990 viu o duo mergulhado numa espécie de homenagem feita de canções ao País de Gales, e sobretudo à cidade de Cardiff, onde Alison nascera. O álbum é um dos melhores discos pop de 90, cruzando as atmosferas delicadas e sugestões do espaço visitado sob diálogo com uma pop suave, adulta e discreta, essencialmente feita de inteligentes melodias para voz e guitarra, como acontecera no álbum de estreia do duo. Todavia, Cardiffians acrescenta ao som de Alison e Ian um corpo mais sólido e uma energia mais luminosa, sobretudo através de pontuais presenças mais óbvias de teclados, plácido suporte rítmico e, pontualmente, metais (como se escuta no single Hideaway, que evoca a pop solarenga dos Weekend). Notam-se as presenças de convidados como Marc Ribot (guitarra) ou Peter Hook (baixo). A voz de Alison continua a falar-nos como em sonhos, e a escrita de Ian Devine consegue registar marcas do real sem romper o ambiente que a voz e melodias sugerem. Tal como no primeiro disco, também aqui há uma versão, desta vez o mais remoto Don’t It Make My Brown Eyes Blue, de Crystal Gayle.
Passados 16 anos, canções como Crestfallen, Hideaway, Lovers Get In The Way ou o contagiante Enough Is Enough sabem ainda a qualquer coisa leve, sedutora, diferente em sem tempo. A redescobrir…
Devine & Staton “Cardiffians” (Les Disques du Crepuscule, 1990)

Se gostou, escute depois:
Weekend, “La Variteté” (1982)
Antena “Camino del Sol” (1982)
Devine And Staton “Prince Of Wales” (1989)


MAIL