quinta-feira, dezembro 22, 2005

Sound + Vision: DVD 2005

Quarto dia de listas no Sound + Vision, hoje com o DVD na berlinda. Cinema, documentários e música juntos num olhar comum:

João Lopes

1. The Fog of War, de Errol Morris (Columbia)
2. Tout Va Bien, de Jean-Luc Godard (Criterion)
2. Anjos na América, de Mike Nichols (Warner)
3. The Complete Jean Vigo (Artificial Eye)
4. F For Fake, de Orson Welles (Criterion)
5. O Rio Sagrado, de Jean Renoir (Costa do Castelo)
6. M, de Fritz Lang (New Age)
7. Depois do Ensaio, de Ingmar Bergman (Costa do Castelo)
8. Nick's Movie, de Wim Wenders (Atalanta)
9. As Duas Inglesas e o Continente, de François Truffaut (Costa do Castelo)
10. O Detective Cantor, de Keith Gordon (Lusomundo)

Por vezes, grandes títulos, clássicos e modernos, podem comprar-se via Internet a metade do preço (ou menos...) praticado nas lojas portuguesas. A pequenez do nosso mercado e o consequente peso desproporcionado dos custos de produção ajudarão a explicar alguma coisa. Mas não tudo. Dito de outro modo: a orientação dominante do mercado é para a acumulação sem critério(s). Como se alguns editores não soubessem distinguir as diferenças dos produtos que editam e, desse modo, também não tivessem qualquer ideia sobre o respectivo público potencial. Seja como for, é óbvio que a oferta cresceu e se diversificou. O que não cresceu, muito menso se diversificou, é a capacidade de algumas empresas para divulgar os seus títulos — por vezes, mesmo para os jornalistas, é preciso descobri-los acidentalmente nos escaparates. Também aqui se aplica a mesma regra do circuito cinematográfico de exibição: viver apenas em função dos blockbusters é um equívoco (comercial) que, a curto ou médio prazo, se paga caro. J.L.

Nuno Galopim

1. Anjos Na América, Mike Nichols (Warner)
2. Caixa Eisenstein, Sergei Eisenstein (Fnac)
3. Russian Ark, Alexander Sokurov (Artificial Eye)
4. O Fantasma, João Pedro Rodrigues (Rosa Filmes)
5. Minimum Maximum – Kraftwerk (EMI)
6. Almodóvar Collection – Vol 1, Pedro Almodóvar (Optimum World)
7. La Trilogie, Paul Morrissey (Carlotta)
8. The Work Of Director Jonathan Glazer, Jonathan Glazer (EMI)
9. O Sentido da Vida, Terry Jones (Lusomundo)
10. All I Am – Rufus Wainwright, George Scott (Universal)

O DVD substituiu muitas horas de televisão (nunca uma ida ao cinema), e deu-nos olhares retrospectivos numa cidade onde as políticas de reposições, ora em salas comerciais ora em cinemateca ou eventos especiais, continuam a enfermar de males vários e olhares em direcções demasiado constantes, quase sempre as mesmas, quase sempre as mesmas, pouco inovadoras e pouco ousadas… O DVD permitiu-nos (re)ver séries que mostram novos hábitos na produção de ficção para televisão, umas com passagem pelos canais portugueses (mas tantas vezes fora de horas, ou sem promoção visível, como foi o caso de Anjos Na América), outras à espera de quem as compre para colocar entre uma novela, um debate desportivo ou o reality show da capoeira dos famosos ou lá o que inventarem mais… Séries como a Criterion e Artificial Eye sempre com edições recomendáveis. Director’s Label com mais quatro títulos de excepção. Na música, um desvio da melhor produção para o documentário, uma ou outra excepção de entusiasmo em filmes de concertos (como é o caso dos Kraftwerk). É um mercado em afirmação de variedade e quantidade, pena que ainda sem a consciência da maioria dos editores para com a importância de uma mais atenta relação com a comunicação social. N.G.

MAIL