sábado, outubro 29, 2005

Cinemateca apresenta Cimino

Existe em DVD desde o ano 2000, mas é uma raridade nas salas: a versão original (217 minutos) de Heaven's Gate/As Portas do Céu (1980), de Michael Cimino, vai passar na Cinemateca (dia 3 de Novembro, às 21h30) — será a sessão de abertura do ciclo retrospectivo de Cimino, com a presença do próprio realizador na sala da Rua Barata Salgueiro.
Primeiro com O Caçador (1978), depois com As Portas do Céu, Cimino impôs-se como um dos nomes de referência do movimento transformador que abalou a produção americana nas décadas de 70 e 80 — na apresentação do seu ciclo, a Cinemateca chama-lhe mesmo «o último dos mavericks». Precisamente com As Portas do Céu e a sua delirante e caríssima produção, Cimino não só pôs em causa todo o património do seu estúdio (United Artists), como acabou por favorecer uma reacção normativa da indústria cujos efeitos — e restrições criativas — ainda hoje se sentem no sistema americano.
Cimino vai estar presente em mais duas sessões da Cinemateca: dia 4, às 21h30, e dia 5, às 21h30, para apresentar, respectivamente, O Caçador e O Ano do Dragão (1985). O ciclo inclui uma série de filmes escolhidos pelo próprio realizador como exemplos das suas maiores paixões cinematográficas — entre eles figuram A Bela e o Monstro (1945), de Jean Cocteau, e O Leopardo (1963), de Luchino Visconti.

* A odisseia de produção de Heaven's Gate está minuciosamente evocada no livro Final Cut, de Steven Bach (Newmarket Press, 1999, edição revista).
* Cinemateca
* Wikipedia: Michael Cimino

MAIL