quinta-feira, setembro 29, 2005

Regressos e mais regressos

Primeiro era a surpresa, depois o hábito, agora a norma. Não há banda que se não junte, nem que para fazer uns trocos para juntar à soma dos royalties dos "best ófes" e das reedições que se vendem cada vez menos, de tão reeditadas e re-re-reeditadas que já foram... Faz-se um site, anunciam-se uns concertos, chamam-se os velhos fãs. E, com sorte, ainda se edita um DVD e um CD ao vivo e, no pacote, segue também um novo álbum de originais (quase sempre entre o "podiam ter evitado fazer isto" ou o "para esquecer", frequentemente na linha "as antigas é que eram boas").
Depois de, nos últimos meses os Dead Can Dance se terem juntado aos Bauhaus e Pixies no vagão dos "regressos que até valeram a pena, mas esperamos que a coisa fique pelas memórias e não gravem nada de novo, não se estrague a pintura" (o que os Pixies provavelmente farão brevemente), mais quatro nomes com berço em 80 entram em cena:
Visage. Foram referência neo-romântica em 1979-82 e agonia decadente de 1983 a 84... Fade To Grey ainda se dança em noites de perfil electro. E os Fischerspooner mostraram que o proejcto teve afinal herdeiros... Agora, todavia, Steve Strange juntou-se a músicos dos Seize (Sandrine Gouriou e Steve Young) e a Rose Harris e passou o Verão a apresentar, ao vivo, novas versões mais electro de temas antigos e alguns temas recentes. Visual bizarro, como se vê na imagem, com o vocalista com ares de Al Johnson da era digital. Álbum em gravação. E um siteonline.
Frankie Goes To Hollywood. Depois de Holly Johnson ter recusado a proposta do Bands Reunited do VH-1, os outros músicos (salvo Brian Nash) reactivaram a banda, para já apenas para actuações ao vivo que decorreram ao longo do Verão, e nas quais apresentaram o novo vocalista Ryan Malloy, recrutado nos palcos dos musicais do West End londrino... O grupo terminou agora esta digressão de reunião e está a trabalhar num álbum que pretende editar no Verão de 2006. Têm um site oficialonline, com microsites em separado sobre o passado e o presente da banda.
China Crisis. Deram um concerto one-off há duas semanas em Liverpool. Foi gravado para eventual edição em CD e DVD.
Heaven 17. Regreessaram à actividade em finais de 90, mas depois quase desapareceram novamente. Têm novo álbum, Before And After (que a Ananana está a tentar assegurar para edição portuguesa brevemente) e concerto marcado para Londres a 29 de Novembro. No site oficial do grupo já se podem escutar as canções do novo disco.

MAIL