segunda-feira, setembro 26, 2005

Discos da semana: 26 Setembro

Tennant/Lowe “Battleship Potemkin”
J.L.: Vivemos num mundo de permanentes actualizações da memória, que é como quem diz, de continuada reescrita da história. Tennant/Lowe não recearam enfrentar um objecto cuja identidade parece ter cristalizado no tempo — a obra-prima do cinema soviético O Couraçado Potemkin, realizada por Eisenstein em 1925 —, justamente para mostrar que a música (em boa verdade, qualquer forma artística de expressão) não precisa de viver da mera "confirmação" do que foi adquirido. Daí que esta nova banda sonora possa ser vista como um exercício de reconfiguração crítica do trabalho de Eisenstein e, ao mesmo tempo, uma exaltação feliz do mais puro "sinfonismo electrónico" (se não existia, passa a existir...). Uma gravação histórica que, obviamente, deve ser evitada pelos "puristas" de todas as ideologias.
N.G.: Nova banda sonora para um filme com 80 anos, junta o universo pop electrónico dos Pet Shop Boys ao sinfonismo dos arranjos de Torsten Rasch, servindo as imagens de Eisenstein com uma grandiosidade épica que reconhecemos no filme, recorrendo ainda as estruturas rítmicas a uma cadência que serve o ritmo de montagem. Três canções e diversos cenários numa das melhores bandas sonoras do ano. O disco é uma peça de requinte e respeito pelo cinema, tem vida própriam pela música, mas convenhamos que um DVD com a dupla “sound” e “vision” é que vinha mesmo a calhar!”

Stars “Set Yourself On Fire”
J.L. Onde termina a pop e começa a electrónica? Quando acabam as guitarras e entra a orquestra? Como termina a ligeireza da canção e nasce o apetite sinfónico? Eis três perguntas que marcam alguma das mais interessantes músicas dos nossos dias. Os Stars têm respostas próprias, oferecendo-nos um magnífico disco híbrido: uma colecção de canções que "escondem" a poesia de uma envolvente música de câmara. Transparente e íntimo, eis a sedutora contradição.
N.G.: Mais uma banda canadiana a entrar em cena, todavia com vida que soma já dois álbuns antes deste. Depois de uma primeira etapa que deles fazia herdeiros de gostos versáteis, dos Smiths aos Pet Shop Boys, abrem o gosto à curiosidade da exploração das guitarras sem contudo perder um evidente apelo pop. Canções sobre o lado errado da vida, que, mesmo sob efusivo melodismo pop, acabam sempre por deixar um travo amargo nas… orelhas”

Philip Glass “Glass Cuts”
N.G.: Na linha do que foi feito sobre peças de Steve Reich em Reich Remixed, um conjunto de novos músicos ligados às electrónicas (nenhum deles particularmente conhecido) transformam obras e excertos de obras de Philip Glass. As reinvenções são ousadas, mas em nada traem o espírito do compositor homenageado, de resto instigador de muitas destas estratégias formais. Manipulações inteligentes, bem conduzidas, encontram padrões e elementos que recontextualizam, numa lógica em tudo herdeira dos princípios do minimalismo.

Steve Reich “You Are (Variations)”
N.G.: Uma obra de manutenção, continuando a explorar as idiossincrasias formais características na filosofia da música de Steve Reich. O disco apresenta como protagonista You Are (Variations), peça herdeira directa de uma linha de composição para ensemble e vozes que teve recente manifestação no superior Three Tales (exibido no CCB e editado em disco em 2003). Como extra inclui mais uma obra da série “counterpoint”, o Cello Counterpoint, igualmente interessante, mas tal como You Are, apenas uma manifestação de continuidade.

Durutti Column “Amigos Em Portugal”
N.G. Não só documenta uma das mais estimulantes fases da carreira dos Durutti Column (foi gravado em 1983), como representa uma das mais célebres edições do catálogo da histórica Fundação Atlântica. Sem procurar traduzir na música quaisquer retratos de portugalidade, eis um apurado depoimento de um compositor de rara sensibilidade, aqui numa etapa em que concedeu protagonismo ao seu primeiro instrumento: o piano.

John Cale “Black Acetate”
N.G. Dois anos depois do magnífico Hobo Sapiens, um segundo episódio da mesma ideia, todavia com novos colaboradores. Entre a vontade em respeitar a canção e um velho apelo experimentalista, entre ferramentas clássicas e novas possibilidades técnicas, surgem muitas ideias, mas não entusiasmam… Cansam, mesmo. Acreditamos que seja um dalqueles momentos em que estamos a pensar numa nova ideia, e a formulamos em voz alta, acabando os outros a escutá-la sem querer… Acreditamos que depois deste ensaio meio falhado, a ideia completa acabará por surgir.

Hard Fi “Stars Of CCTV”
N.G. Entre a multidão de novas bandas que surgem de solo inglês, os Hard Fi destacam-se das demais por procurar outras raízes, mesmo que colhidas na oferta de finais de 70. Em vez dos XTC ou Gang Of Four, escutaram com mais entusiasmo os Clash e Specials, e oferecem-nos uma magnífica estreia cheia de fortíssimas canções. Guitarras que sabem dançar e electrónicas bem usadas, numa das estreias do ano.

Culture Club “Singles and Remixes”
N.G. Os singles de sempre, documento de uma história pop que em inícios de 80 cruzou interesses com a soul, o funk, o reggae… E uma mão cheia de novas remisturas, quase todas elas inconsequentes e dispensáveis.

Também esta semana: Experpts From The Diary Of , dos Grandaddy ; No Direction Home: The Soundtrack, de Bob Dylan; In The Reins dos Iron And Wine com os Calexico; Alice In Ultraland dos Amorphous Androgynous; Da Pacem Domine de Arvo Part; Day Is Gone do Brad Mehldau Trio; In Space dos Big Star; Rantology dos Ministry; And The Glass Haunted Kites dos Mew, Spirituals do projecto Flanger.

Brevemente:
3 Outubro: Franz Ferdinand, Punk: Attitude (DVD), John Lydon (best of), Andy Bell, New Order (DVD), Pixies (DVD), The Fall, Leftfield, Beta Band (best of), John Lennon (antologia), Tributo a Tim + Jeff Buckley, Anja Garbarek, Dandy Warhols, Nine Horses (David Sylvian + Steve Jansen + Burnt Friedman), Clã (ao vivo), Leftfield, Go! Team, Steve Harley + Cockney Rebel, Siouxsie & The Bansheed (reedição), Murcof, Mark Eitzel, Talking Heads (caixa com todos os albums), Bow Wow Wow (best of), Eurythmics (best of), Cream (DVD), Jesus Jones (DVD ao vivo), Pink Floyd (DVD documentário), Loosers, Vicious 5
10 Outubro: Ladytron, Bruce Springsteen (DVD no VH1), Police (DVD ao vivo), DK7, John Lennon (duas reedições), Gang Of Four (regravações), Fiona Apple, Paul Weller, Killing Joke, Outkast, Yello (duas reedições), Prodigy (best of), El Presidente

Outubro: Duran Duran (DVD + CD ao vivo), Depeche Mode, Camané (DVD), David Fonseca, Marisa Monte, Clã (DVD), Animal Collective, Blondie (best of), Madredeus (DVD), Louis XIV, We Are Scientists, Tributo aos 40 anos de Rubber Soul, T-Rex (caixa), Cardigans, Kraftwerk (DVD)
Novembro: Da Weasel (ao vivo), GNR (CD + DVD), Moby (DVD), Live 8 (DVD), Kate Bush, Human League (remisturas originais), David Bowie (3CD), Kasabian (DVD), Madonna, Abba (integral em caixa), A-ha, Muse, Patti Smith (Horses em versão com extras), U2 (DVD), Maria Teresa de Noronha (caixa)
Dezembro: Teresa Salgueiro

Para 2006: X-Wife, Cindy Kat, Radiohead, The Strokes


As datas estão sujeitas a alterações. Nem todos os discos referidos têm edição nacional garantida pelas respectivas distribuidoras locais.

MAIL