sábado, setembro 24, 2005

Bowie: novos livros

Nas últimas semanas três novos livros sobre David Bowie foram editados, nenhum deles com projecto de tradução para português. O primeiro, integrado na série 33 1/3 da editora Continuum (que já dedicou títulos a álbuns históricos dos Love, Radiohead, Joy Division, Velvet Undergound, Rolling Stones ou Prince) é um ensaio de 126 páginas de Hugo Wilcken sobre o álbum apontado como a obra prima superior de Bowie: Low, de 1977 (bom, obras-primas, obras-primas são também Hunky Dory, Ziggy Stardust, Heroes, Scarry Monsters ou Outside, mas enfim, era preciso escolher um...). Nascido depois de uma etapa de neurose e loucura ensopada em consumo de drogas, o disco assinalou o reencontro de Bowie com a sanidade mental, a primeira de uma série de colaborações com Brian Eno e um espaço de diálogo entre a canção e a ideia de cenografia textural e ambiental. As canções que povoaram o lado A foram mote para muita da música pop que se fez entre finais de 70 e inícios de 80.
O segundo livro, Moonage Daydream, é uma selecção, em 320 páginas, de fotografias de Mick Rock tiradas durante a fase Ziggy Stardust, isto é, entre finais de 1971 e 1973. O ícone planetário, a face mutante, o esteta do glam, em olhar por quem mais perto de si teve direito a usar uma câmara fotográfica nesses dias. O livro teve uma primeira edição limita (assinada por Bowie e Rock) há dois anos. Esta é mais baratinha...
O terceiro livro sobre Bowie retrata sobretudo os bastidores de um feito tecnológico que o usou como protagonista. Homem ligado ao cinema (às salas, projecções, tecnologias), Marc John relata em Beaming David Bowie a aventura que, a 8 de Setembro de 2003, levou em directo a salas de cinema de todo o mundo um concerto de apresentação das canções de Reality a partir dos Riverside Studios em Londres (é feio fazer inveja, mas não resisto a dizer que estive lá e que foi um concerto fenomenal, mesmo sendo Reality um dos seus piores discos).

Low, Hugo Wilcken: 136 páginas, edição Continuum Books
Moonage Daydream: The Life And Times Of Ziggy Stardust, Mick Rock: 320 páginas, edição Universe
Beaming David Bowie
, Marc John: 249 páginas, edição de autor

MAIL